quarta-feira, 25 de julho de 2012

Caça aos tesouros do Palácio Capanema


Jardim de Burle Marx: 2º andar do Palácio
 O valor do Palácio Gustavo Capanema, também conhecido como prédio do MEC, no Centro, vai além das formas modernas de sua arquitetura. A prova está num inventário das obras de arte e do mobiliário ali presentes, que vem sendo realizado antes de uma primeira grande reforma tomar conta do lugar. Entre as principais descobertas desse garimpo está um painel de azulejos de Candido Portinari inédito, como adiantou a coluna Gente Boa, do GLOBO.

A nova descoberta reúne cerca de 1.400 peças, com 30 padrões nunca antes expostos ao público, que formam um grande peixe e deveriam adornar a fachada da Livraria Mário de Andrade, localizada nos pilotis do palácio. Quem conta é o historiador de arte Raphael João Hallack Fabrino, sócio da Tapuias Patrimônio Cultural, responsável pelo inventário:

— Existe uma carta de Gustavo Capanema (então ministro da pasta da Educação e Saúde Pública), datada de 16 de maio de 1942, em que ele avalia como não satisfatório o resultado estético da ampliação do desenho nos azulejos. Na carta, ele ainda diz que recomendou a substituição da figura do peixe e a fabricação de novas peças. Hoje o painel tem uma estrela do mar.

Os azulejos estão armazenados entre outras dez mil peças excedentes de restaurações. Além de oito painéis de azulejo de Portinari — sete no pilotis e um no segundo andar —, o palácio abriga quatro quadros do artista e afrescos no Salão Portinari, que lembram os ciclos econômicos do Brasil.

A primeira fase do inventário listou 55 obras de arte e 120 peças do mobiliário, presentes ali desde a construção do palácio, entre 1936 e 1945. Há preciosidades como uma mesa de pés elípticos, assinada por Oscar Niemeyer e usada no gabinete do Ministério da Cultura. O arquiteto projetou o prédio, ao lado de Carlos Leão e Affonso Eduardo Reidy, todos liderados pelo suíço Le Corbusier e por Lucio Costa.

— O interessante ali é que os móveis estão em uso, numa realidade bem diferente de um museu. Durante as pesquisas, tinha gente que dizia: "Essa mesa é velha, pode tirar daqui". Mas então respondíamos que ela havia sido projetada por Niemeyer. O olhar sobre a peça mudava na hora. O inventário é um primeiro passo para aferir o valor desses objetos que deverão passar a receber um tratamento especial — conta Fabrino.

O documento registra ainda a presença de um tapete, que Niemeyer reconheceu em 1984 ter sido desenhado por ele, além de sofás em aço tubular no segundo andar, cuja suspeita é de que tenham sido criados por Lucio Costa. Outra obra de Portinari, o mural "Jogos Infantis", tem manchas causadas por fungos. Sinal dos problemas do prédio, com infiltrações e pisos quebrados.

Até esses danos trazem à tona um pouco da história da construção. As infiltrações ocorrem principalmente abaixo dos jardins projetados por Burle Marx, que não estão presentes apenas nos pilotis, mas também num espaço aberto no segundo andar e na cobertura do prédio. Já a ferrugem foi causada por anos de exposição à maresia e faz lembrar que, antes do Aterro do Flamengo surgir na paisagem, o mar chegava ali pertinho, na altura da Rua Santa Luzia.

A construção de um edifício aberto, sem grades de segurança em seu entorno, revolucionou a arquitetura principalmente no exterior, como conta o arquiteto do Iphan e especialista no Palácio Gustavo Capanema, Luciano Pereira:

— O Capanema representou, na época, uma ruptura com o conceito acadêmico de edificação que ganhou grande notoriedade no exterior. Surgia um espaço aberto, um verdadeiro convite à passagem de pessoas.

A reforma deve solucionar problemas estruturais do prédio. A ideia é também reduzir o número de escritórios instalados no local para que o espaço ofereça mais serviços à população.

— Recebemos muitos visitantes estrangeiros atraídos pela arquitetura do Capanema. Um levantamento sobre os possíveis usos dos espaços deve estar pronto em breve — afirma a superintendente do Iphan no Rio, Cristina Lodi.

Entre as possibilidades, está a instalação de um restaurante na cobertura do palácio, com vista para a Baía de Guanabara.

Um comentário:

  1. Po Renata! muito irado esse levantamento cultural!! esse artigo tá bom pra caramba! muito bom! me enriqueçeu de conhecimento! parabéns! bjs e abrçs!!
    é o André Themoteo A. Corrêa

    ResponderExcluir