segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Caminho das pedras do Detran

Sair de casa, do trabalho, do curso, da praia, seja lá de onde for com a chave do carro na mão, chegar ao lugar onde estacionou e... cadê meu carro? Não há nada pior, certo? Errado, o pior ainda está por vir.

Se você já teve o carro rebocado, deve estar entendendo onde eu quero chegar. Então, eis o caminho das pedras para quem precisa recuperar o próprio automóvel. E cuidado, vai ter gente fazendo de tudo para atrapalhar sua missão.

1. Vá ao Detran na Avenida Presidente Vargas, 817, Centro. No térreo haverá várias portinhas, cada uma cumpre uma finalidade. Procure a que guarda vários caixas eletrônicos.

2. Lá, tire a guia de tudo que você deve no carro (multas não pagas, IPVA atrasado etc). Você deverá estar com o Renavam do veículo em mãos.

3. Olhando para o Detran, vá para o última porta à direita. Um atendente suuuuupersolícito praticamente jogará um papel em cima de você quando explicar seu problema. É importante que você se esforce para pegá-lo. Ele será útil.

3. Lá estarão descritos todos os documentos dos quais você precisará de cópias. Faça no mínimo três de cada, senão quatro. Você não irá se arrepender.

4. Atravesse a Presidente Vargas e, do outro lado, entre na Rua dos Andradas. No segundo quarteirão, você encontrará no lado direito da rua uma entrada grande de um prédio comercial. É a única. Pode entrar.

5. Suba um lance de escada e procure a porta da CET-Rio. Lá, pegue a guia de pagamento das diárias no estacionamento da companhia de tráfego. Melhor sentar na cadeira: a vaga no depósito te custará R$ 45 por dia. Então é melhor resolver tudo bem rapidamente. Se você foi rebocado na sexta-feira, um abraço.

6. Há uma loja de xerox pertinho da CET-Rio. Vá nessa que é mais barata do que a do lado do Detran.

7. Vá ao banco e pague tudo o que deve. Dói no bolso, mas é necessário.

8. A partir de agora, só o proprietário do veículo poderá seguir adiante. Volte ao Detran, mostre tudo pago e pegue um documento de nada consta.

9. Volte à CET-Rio e pegue um último documento. É... é uma prova para você ver até onde você vai pelo seu carro. Mas tá no fim...

10. Lá você vai saber onde está o seu carro e receberá a guia de recolhimento. Tem que pagar para tirar o carro. Vá para o banco e pague, sem pestanejar. Você está prestes a dar o último passo.

11. Se dirija ao depósito indicado na CET-Rio, mostre todos os documentos e, enfim, você terá seu carro de volta.

Não é à toa que dizem: um carro te dá duas felicidades. Uma quando você o compra e outra quando você o vende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário